Simulação termodinâmica do desempenho indicado de motores a etanol

Laboratório de Motores a Biocombustíveis –LMB/UNICAMP

Pesquisador Principal: Prof. Dr. Waldyr Luiz Ribeiro Gallo – DE/FEM/UNICAMP

Objetivos

Este sub-tema tem como objetivo a construção de vários modelos termodinâmicos para simular o desempenho indicado de um motor rodando em etanol. O Projeto a ser desenvolvido pelos diferentes grupos de pesquisa requer interação freqüente entre simulação e experimentos. Os modelos de simulação devem ser “calibrados” com resultados experimentais para melhor modelar os motores reais – ligando-se ao trabalho experimental em bancadas de testes de motores feitas no Instituto de Tecnologia de Mauá.

A simulação termodinâmica pode avaliar novos projetos de motores e efeitos de variação de parâmetros, sem a necessidade de prototipagem, nem de se fazer modificações nos motores reais. Além disso, a simulação termodinâmica pode analisar várias opções técnicas, individualmente ou de forma integrada, com baixo impacto nos custos do projeto. Assim, o Projeto pode concentrar seus esforços e recursos apenas nas experiências mais importantes e nas que têm maiores chances de sucesso.

Resultados esperados

a) Avaliar os efeitos de variações nos parâmetros de funcionamento, tais como a duração da combustão, o tempo de ignição, o teor de água no etanol e a quantidade de gás de escape recirculado (EGR) no desempenho indicado dos motores.

b) Obter tendências de variação dos parâmetros operacionais, a fim de auxiliar no direcionamento de futuros estudos experimentais.

c) Explorar as possibilidades de novas configurações mecânicas para motores.