TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Coordenador de Transferência de Tecnologia: Prof. Dr. Renato Romio – IMT

Um dos principais objetivos da criação do Centro de Pesquisa de Engenharia é promover, na área de biocombustíveis, a cooperação tecnológica entre os diferentes atores do cenário industrial brasileiro no campo automotivo, incluindo montadoras, “sistemistas”, fornecedores de componentes, insumos e serviços e academia.

A Lei da Inovação, aprovada em 2004, e o Programa InovarAuto, lançado pelo governo federal em 2012, podem ter efeitos importantes nas parcerias entre empresas e instituições de ciência e tecnologia. Podem ainda serem utilizados outros mecanismos para fomentar essa cooperação. A interligação dos mecanismos existentes de financiamento com o desenvolvimento de projetos de cooperação pode ser um instrumento importante para estimular as atividades de cooperação. Este é um aspecto importante no setor automotivo, dada a importância crescente dos fornecedores no desenvolvimento de produtos conduzidos pelas montadoras.

A preocupação com as emissões globais de gases de efeito estufa e a redução no consumo de combustível são as tendências tecnológicas mais importantes nesta indústria num futuro próximo. Assim, além de desenvolver mecanismos de incentivo à inovação nessas áreas, é necessário fortalecer os mecanismos de transferência de tecnologia para que toda a cadeia seja beneficiada, desde o produtor de matérias-primas até o cliente final, utilizando um veículo econômico, mais limpo e leve.

As principais ações na área de Transferência de Tecnologia são:

  • Desenvolver oficinas e programas de treinamento específicos para atualizar e alinhar todas as partes interessadas (fornecedores de produtos, prestadores de serviços, fornecedores de sistemas, montadoras) com tecnologia de ponta para biocombustíveis que o Centro utiliza para o desenvolvimento do projeto. Esta ação está ligada à atividade de “Educação e Difusão do Conhecimento “.
  • Publicar estudos na área de combustão, termodinâmica, transferência de calor, conservação de energia, tribologia, motores de combustão, etc. em periódicos técnicos, mostrando aspectos importantes da pesquisa realizada no Centro
  • Promover o intercâmbio nacional e internacional de recursos humanos para compilar e partilhar tecnologias de análise teórica e experimental de motores de combustão.
  • Apoiar ações governamentais que promovam o uso de biocombustíveis, considerando toda a cadeia produtiva, desde a matéria-prima até o uso final em veículos.
  • Facilitar e promover o processo de formação de empresas de base tecnológica (spin-offs) que atendam às demandas de desenvolvimento de tecnologias de propulsão, especialmente aquelas relacionadas ao uso de biocombustíveis. As incubadoras de companhias permitem que os resultados da produção de conhecimento em universidades possam resultar em um novo negócio.