Visão de longo prazo

Embora de forma prospectiva, é importante imaginar como os grupos de pesquisa irão ampliar suas atividades no Centro quando o presente projeto de pesquisa aqui apresentado se aproximar de sua conclusão. Em outras palavras, quais são os grandes temas futuros a serem tratados após os quatro primeiros anos do Centro.

Deve-se sempre considerar que o objetivo final para o uso de motores é mover um veículo que promove a mobilidade de pessoas e/ou cargas. Assim, não é suficiente focalizar a pesquisa apenas nos motores: a redução de CO2 ea maior eficiência também devem estar associadas a novas concepções de veículos - menores e mais leves - bem como às interações entre transmissões de motores e veículos, sistemas de potência híbridos, recuperação de energia durante a frenagem, etc. Ou seja, a eficiência deve ser procurada no veículo como um todo, se for necessário obter uma redução de CO2 e um menor consumo de combustível por distância percorrida - mesmo para biocombustíveis.

 

Nesse sentido, podem ser listadas outras linhas de pesquisa e novos projetos de interesse para o Centro:

  • Estudos sobre outros biocombustíveis para veículos: biodiesel, bio-querosene e biometano. Além do etanol - o biocombustível mais estabelecido no Brasil - existem outros biocombustíveis com aplicações em veículos. Há necessidade de analisar os powertrains que usarão esses biocombustíveis;
  • Desenvolvimento de um motor avançado a etanol para veículos pesados que adotem o ciclo Otto. Um motor de etanol no ciclo de Otto que forneça desempenhoe eficiência compatíveis com motores diesel poderia abrir novas possibilidades para o uso de etanol e reduzir as emissões de material particulado;
  • Estudo de motores de duplo combustível para caminhões com injeção piloto diesel. Esta opção já tem sido estudada no Brasil, mas requer mais estudos fundamentais sobre os limites de inflamabilidade e estabilidade à combustão das misturas pobres de etanol, a fim de ampliar os limites de substituição de diesel até agora alcançados e evitar incremento nas emissões de CO e UHC;
  • Estudos da interação entre motor e veículo sobre a eficiência do uso de etanol: peso do veículo, velocidades de transmissão, etc. A eficiência do veículo depende de muitos fatores além de um motor otimizado. Explorar essas outras possibilidades pode ser crucial para atender e superar os objetivos futuros de economia de combustível e redução de emissões;
  • Estudos de motores a etanol optimizados para operação a velocidade constante. No caso de um motor a velocidade constante, é possível obter soluções tecnológicas mais simples e mais baratas que possam conduzir a altas eficiências e baixas emissões de poluentes regulados;
  • Estudos de sistemas de propulsão híbridos com motores etanol. Uma maneira de reduzir as emissões de CO2 produzidas por combustíveis fósseis é o conceito de veículo elétrico híbrido. Com este conceito, reduções no consumo de combustível e reduções sensíveis nas emissões de CO2 podem ser alcançadas, mesmo operando com gasolina. Não há veículos híbridos projetados para operar com motores dedicados a etanol.