Simulação dinâmica, análise de tensões, projeto de componentes de baixo peso e ensaios de fadiga

Laboratório de Motores a Biocombustíveis – LMB/UNICAMP

Pesquisador Principal: Prof. Dr. Marco Lucio Bittencourt – DSI/FEM/UNICAMP

Objetivos

As atividades a serem realizadas no projeto de pesquisa trarão mudanças na performance indicada do motor, com aumento de bmep e pressões máximas. Assim, um dos objetivos deste sub-tema deve ser verificar se a geometria atual dos componentes do motor são considerados capazes de suportar as novas cargas dinâmicas. Assim, pretende-se realizar estudos de integridade estrutural da configuração inicial do motor. O conceito de downsizing do motor exige a redução da massa de componentes para uma melhor eficiência do veículo. Assim, deve-se combinar objetivos aparentemente antagônicos, como massa reduzida e cargas dinâmicas aumentadas. Um segundo objetivo deste sub-tema é o estudo de novas configurações para biela e virabrequim leve, que serão simuladas, prototipadas e testadas sob fadiga.

Resultados esperados

a) Avaliar a integridade mecânica do motor base quando as mudanças propostas forem implementadas.

b) Avaliar a vibração de torção do virabrequim

c) Obter partes otimizadas do motor do cranktrain do ponto de vista da massa e do peso

d) Obter protótipos de componentes otimizados testados para fadiga.