LMB UNICAMP

logo unicamp

Laboratório de Motores a Biocombustíveis – LMB

O Laboratório de Motores a Biocombustíveis da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP é composto por vários espaços com diferentes características e em diferentes estágios de maturidade, para a realização pesquisas experimentais e modelamento de motores e componentes de motores. Compreende três linhas de pesquisas complementares associadas a motores de combustão interna conduzidas por três professores e seus alunos de pós-graduação e iniciação científica. Está vinculado ao Programa Probioen da UNICAMP e ao Programa BIOEN da FAPESP.  

Dispõe de uma sala computacional de 25 m2 para desenvolvimento de modelos de simulação de motores com 06 computadores e 02 impressoras, empregando software adequado ao desenvolvimento de programas próprios de modelamento (Matlab, EES, CC+, etc.). Para simulações com maiores necessidades computacionais, possui acesso ao cluster de computação de alto desempenho da UNICAMP.

Para ensaios de componentes do trem de potência, são construídos e instrumentados os dispositivos necessários a cada tipo de teste, usando área destinada a pesquisas experimentais de uso comum. Uma área de cerca de 120 m2 destinada a uso didático em motores possui uma bancada de ensaio de pequeno porte (5 kW) instrumentada e apta a levantar as curvas de desempenho de um pequeno motor, incluindo a pressão instantânea dentro do cilindro. Uma área de 80 m2 está destinada ao ensaio de motores de porte veicular ainda em fase de instalação da bancada dinamométrica e seus periféricos, bem como da seleção de instrumentação específica a ser adquirida.

Os objetivos gerais do Laboratório são a formação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas em motores de combustão interna voltados ao uso de biocombustíveis. No âmbito do Centro de Pesquisas em Engenharia “Prof. Urbano E. Stumpf” o LMB atua em três sub-temas: simulação termodinâmica do desempenho indicado de motores, avaliação de tecnologias não convencionais para aumento de eficiência, e análise por modelamento e experimental de componentes do trem de potência de motores, descritos em detalhes no item “Áreas de pesquisas e temas em andamento”. Objetivos específicos do Projeto: explorar as vantagens do etanol frente à gasolina, e avaliar diferentes tecnologias que possam aumentar o desempenho e a eficiência em motores dedicados a etanol, tais como taxa de compressão variável, turbo-alimentação, comandos de válvulas variáveis, injeção de água.

Além dos professores pesquisadores, três alunos de doutorado, quatro de mestrado e um de iniciação científica são bolsistas do projeto. Outros alunos não vinculados diretamente ao Centro desenvolvem trabalhos em áreas afins, que contribuem para os objetivos do projeto.

 

Coordenador: Prof. Dr. Waldyr L. R. Gallo

Pesquisadores principais: Prof. Dr. Janito V. Ferreira e Prof. Dr. Marco Lucio Bittencourt

 

Laboratório de Motores a Biocombustíveis – FEM – UNICAMP: R. Mendeleev, 200, Campus Universitário - 13083-860 – Campinas – SP – Brasil

 

Contato:  gallo@fem.unicamp.br - Telefone: (19) 3521.2367