O Laboratório de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia possui 14 salas de ensaios para desenvolver e conduzir testes em motores de combustão interna dos mais modernos veículos de passeio e comerciais. Os motores são modificados e adequadamente instrumentados para permitir medição e análise de combustão, emissões de gases de escapamento, consumo de combustível e eficiência energética bem como medição e registro das demais grandezas usuais (torques, potências, temperaturas, pressões, vazões, etc.). Os ambientes de ensaios podem simular condições específicas de utilização do motor no veículo, buscando identificar mecanismos e estratégias que aumentem a eficiência de conversão energética e redução de emissões de CO2, ou podem simular condições extremas de funcionamento buscando avaliar durabilidade de sistemas e componentes.
Salas de testes de motores equipadas com freios dinamométricos, sistemas de alimentação e medição de consumo de combustível (Coriolis), bancada de medição de concentração gasosa de emissões (Horiba Mexa 200), controle de temperatura e umidade de ar de admissão, sistema de controle eletrônico de motor (ETAS INCA + ECU desenvolvimento), sistema de automação de ensaios e registro de grandezas (AND iTest), sistema de medição pressão de cilindro e análise de combustão (AND Phoenix e AVL Indimodul) são os principais sistemas hoje empregados no laboratório.
O objetivo principal das atividades desenvolvidas, no âmbito do Centro de Pesquisas Prof Urbano Ernesto Stumpf, é avaliar experimentalmente em um motor de aplicação veicular o impacto das características dos sistemas de injeção de combustível e do sistema de admissão de ar no desempenho, emissões e estabilidade de combustão em função do uso de diferentes misturas combustíveis, desde gasolina pura até etanol com vários teores de água. Estão planejadas investigações do impacto do emprego de recirculação de gases de escapamento (EGR) e sobrealimentação para diferentes misturas combustíveis e diferentes configurações de sistema de injeção (pórtico PFI ou direta DI).
Conceitos e resultados obtidos pelos demais grupos de pesquisa e laboratórios do CEUN serão testados em um motor veicular multi-cilindro para verificação da empregabilidade das tecnologias derivadas do entendimento dos fenômenos fundamentais da formação de mistura e combustão.
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