Ensaios experimentais exploratórios para motores a etanol

Divisão de Motores e Veículos (DMV) – Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)
Pesquisador Principal: Prof. Dr. Francisco Emilio Baccaro Nigro

Objetivos:

Estudar experimentalmente o impacto dos sistemas de injeção de combustível e projetos de admissão de ar sobre desempenho, emissões e características de combustão com diferentes misturas de etanol anidro, água e gasolina pura como combustíveis. Estudar o impacto da recirculação dos gases de escape e da sobrealimentação com estes combustíveis nos motores PFI e DI. Para atingir esses objetivos, a Divisão de Motores e Veículos do Instituto de Tecnologia de Mauá (IMT- CP-DMV) está realizando testes exploratórios em um motor flex-fuel escolhido, representando o estado-da- arte de motores de ignição por centelha.

Resultados esperados

a) Obter experimentalmente o desempenho, as emissões e as características de combustão de um motor que funcione em várias misturas de combustível (etanol anidro, água e gasolina pura) eo impacto do projeto do sistema de injeção de combustível nesses parâmetros, tanto para PFI como para DI.

b) Desempenho, emissões e características de combustão de um motor que opera com várias misturas de combustível (etanol anidro, água e gasolina pura) turboalimentado e com EGR.

c) Fornecer parâmetros experimentais para verificação de modelos de simulação desenvolvidos por outros grupos de pesquisa.

d) Identificar temas que necessitem de estudos fundamentais mais profundos a serem realizados pelos demais grupos de pesquisa.